Orientações gerais

A experiência de orientação nos últimos anos tem-me mostrado que é necessário esclarecer aos meus orientandos o papel do orientador e também o papel do orientando nessa relação de trabalho, durante o mestrado e durante o doutorado. Muitas das observações que se seguem serão úteis também para os alunos de Iniciação Científica.

Grupo de pesquisa

A Resolução 65/09 CEPE dispõe que uma das atribuições do orientador é integrar os orientandos em grupos de pesquisa (e você pode ler mais sobre esse documento na opção "normas", no menu à esquerda desta página).

Nós temos o Grupo de Estudos Fônicos, registrado no CNPq e que a partir deste ano passa a congregar pesquisadores de outras instituições. Não adianta, porém, o orientador tentar integrar os orientandos no grupo de pesquisa se os orientandos não se dispuserem a integrá-lo. Deve ficar bem claro que a participação no grupo de pesquisa também faz parte da formação acadêmica de cada um, portanto a participação dos mestrandos e doutorandos nas reuniões do Grupo de Estudos Fônicos é de fundamental importância para a condução dos seus trabalhos de dissertação ou tese.

Reuniões de orientação

Intercaladas com as reuniões do grupo. Portanto, serão quinzenais neste ano. Note, porém, que é preciso agendar as reuniões previamente, para organizarmos melhor os atendimentos. 

Leitura de produções dos orientandos

A orientadora, como todos sabem, é uma única pessoa. Por outro lado, ela tem alguns orientandos, além das atribuições docentes, administrativas e de pesquisa, como qualquer outro professor da UFPR. E como qualquer indivíduo, a orientadora também tem sua vida pessoal. Por isso, sempre que os orientandos quiserem que ela leia alguma produção - desde arquivos Power Point que serão apresentados em congressos, até versões preliminares da dissertação ou da tese, passando por artigos que serão submetidos a periódicos -, os orientandos devem encaminhar suas produções com antecedência, para que a orientadora tenha tempo hábil de fazer a leitura. E antecedência não quer dizer "véspera" de eventos ou de deadlines... Combinem a antecedência com a orientadora, porque o tempo hábil para a leitura varia de acordo com a produção e de acordo com a minha carga de trabalho.

Contato com a orientadora

Os contatos com a orientadora podem ser feitos por e-mail ou pelo formulário de contato.