Normas

Parece-me útil embasar estas considerações em alguns pontos da Resolução 65/09-CEPE. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE),  “É o órgão superior, normativo, deliberativo e consultivo em matéria de ensino, pesquisa e extensão. Dentre suas competências, destacam-se a fixação de normas para processos seletivos de ingresso na UFPR, currículos de cursos de graduação e pós-graduação, bem como a criação de cursos de especialização, aperfeiçoamento e capacitação”, conforme definição constante da página da Universidade Federal do Paraná em http://www.ufpr.br/portalufpr/a-universidade-institucional/unidades-administrativas/conselhos/ , acessada em 14/02/2016.

O CEPE cumpre suas atribuições por meio de resoluções. Há uma resolução específica para normatizar os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da UFPR. Trata-se da Resolução 65/09 CEPE, que pode ser obtida ou consultada a qualquer momento em http://www.ufpr.br/soc/, na aba “CEPE”, opção “resoluções vigentes”.

No que concerne às atribuições do orientador, o artigo 52 dessa resolução determina que o orientador deve:

I – orientar a preparação e a execução do projeto de dissertação ou tese de seus orientandos;

II – auxiliar seus orientandos na sua formação;

III – determinar quais cursos, disciplinas ou atividades específicas são indispensáveis à formação profissional dos seus orientandos, considerando o título visado pelos alunos;

IV – supervisionar o aluno na elaboração da versão final da dissertação ou tese;

V – promover a integração dos orientandos em projeto de pesquisa;

VI – recomendar ao Colegiado o desligamento do aluno, apresentando justificativas cabíveis.

Os itens acima parafraseiam o texto original da resolução, mas deixam claro que o orientador tem de orientar seus alunos em suas atividades acadêmicas, que vão desde as disciplinas a serem cursadas até a participação em grupos de estudos e congressos. Se buscarmos a acepção desse termo num dicionário, vemos que “orientar” significa “dirigir, encaminhar” (vide, e.g., Dicionário Priberam, em http://www.priberam.pt, consultado em 15/02/2016).  “Dirigir”, “encaminhar”, não implicam em fazer o trabalho do orientando.

A Resolução 65/09 CEPE é a base para o Regimento do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR e do Manual do Aluno desse programa. Ambos podem ser acessados na página http://www.pgletras.ufpr.br, na aba "informações gerais".