Curso de Fonologia Gestual

Bases da Fonologia Gestual, um modelo dinâmico de produção da fala.

Apresentação

O objetivo do curso é fornecer aos alunos as bases da Fonologia Gestual, um modelo dinâmico de produção da fala, proposto na década de 1980.

O curso terá a duração de 15 horas, com cinco aulas de três horas cada, sempre começando às 14:00 h. O curso acontecerá de 26 a 30 de setembro de 2016, no Instituto de Leras da UFRGS.

O público-alvo é formado por professores, pesquisadores e discentes dos programas de pós-graduação em Letras e dos cursos de graduação em Letras, especialmente dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, interessados nas áreas de Fonética e Fonologia.

Tópicos

I) O começo da conversa: por que precisamos de teorias fonológicas de tempo intrínseco?

I.I – Teorias de tempo intrínseco x teorias de tempo extrínseco

I.II – Fatos que as teorias de tempo extrínseco não conseguem tratar;

 

II) Um modelo fonológico de tempo intrínseco: a Fonologia Gestual

II.I – As bases do modelo: a motivação articulatória;

II.II – Um novo primitivo de análise: o gesto articulatório;

II.III – O gesto como unidade discreta e dinâmica.

 

III) Alguns pontos do modelo:

III.I – Sobreposição gestual;

III.II – Tempo de ativação;

III.III – Magnitude gestual;

III.IV - Faseamento

III.V – A aquisição dos sons: aprender fazendo

 

IV) Discussões sobre o modelo

IV.I – Primitivos de análise fonológica: traços distintivos ou gestos articulatórios?

IV.II – Como estabelecer a noção de sílaba no modelo?

IV.III – Para além da gradiência: por que precisamos de discretude no modelo?

 

V) Como representar fatos discretos na gramática de uma língua?

V.I - Dinâmica e cognição fonológica;

V.II - Representação articulatória e organização fonológica;

V.III – Variação no timing gestual para explicar boa formação de grupos consonantais.

Inscrição

Você pode solicitar sua inscrição no curso por meio deste formulário.

Atividades acessórias

Paralelamente ao curso, a pesquisadora também realizará reuniões do grupo de pesquisa e atendimento a alunos de pós-graduação.